A popularização do Bitcoin (BTC) nos últimos meses tem atraído a atenção (e o dinheiro) de diversas personalidades do setor institucional. O fundador e CEO do Mercado Livre, Marcos Galperin, não ficou de fora dessa tendência.
O empresário argentino, dono da plataforma de e-commerce que é a maior empresa da América Latina em valor de mercado, escreveu na semana passada que o bitcoin é melhor que o ouro.
No Twitter, Galperin respondeu a um usuário que questionou sobre se ele havia comprado BTC, e perguntou sua opinião sobre as criptomoedas e o papel que elas desempenharão no futuro da economia.
O CEO declarou:
“Penso que o Bitcoin, como reserva de valor, é melhor que o ouro”, escreveu o dono do Mercado Livre.
Apesar da perspectiva otimista sobre a principal criptomoeda do mercado, Galperin lançou em seguida uma visão que, para muitos, pode ser consderada pessimista:
“Não acredito que [o bitcoin] vai substituir as moedas de curso legal [como dólar e real]”, afirmou.
Para o empresário, o custo de energia necessário para processar as transferências na blockchain Bitcoin também é um empecilho, embora acredite:
“A computação quântica pode mudar isso”, afirma.
Pienso q el BTC como reserva de valor es mejor q el oro. Pero q no reemplazará a las monedas de curso legal x el costo energético q requiere procesar sus transferencias (quantum computing podría cambiar esto). Ahora en un mundo dnd vikingos invaden el Capitolio…
— Marcos Galperin (@marcos_galperin) January 11, 2021
Em referência ao cenário político atual dos Estados Unidos, Galperin sugeriu que nada é impossível.
“Agora, em um mundo onde os vikings invadem o Capitólio..”, escreveu.
A fala se refere ao que ocorreu no dia 6 de janeiro, quando manifestantes apoiadores de Donald Trump invadiram o Congresso americano, durante uma sessão que certificaria Joe Biden como novo presidente.
Bitcoin vs Ouro
Uma análise realizada no ano passado pelo maior banco dos EUA, o JPMorgan, mostrou que investidores institucionais estão trocando o ouro por Bitcoin.
A entrada de gigantes como o PayPal no setor de criptoativos impulsionou todo o mercado, aumentando a confiança e a curiosidade de investidores de varejo e institucionais. Com isso, o preço da moeda digital disparou, levando boa parte do mercado cripto junto.
De acordo com os gêmeos Winklevoss, fundadores da exchange Gemini, o reinado do ouro como reserva de valor está com os dias contados. Eles argumentam que a mineração de ouro de asteroides vai acabar com a escassez do metal, fazendo seu preço despencar.
Enquanto isso, o Bitcoin conta com uma oferta máxima de 21 milhões de unidades, e os gêmeos bilionários acreditam que a moeda digital deve atingir US$ 500 mil nesta década.