Ícone do site Criptonizando

‘Brasil terá moeda digital’, declara Paulo Guedes

paulo-guedes-economia-moeda-digital-cbdc-bitcoin-finanças-banco-central-

Paulo Guedes, Ministro da Economia no governo de Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (04) que o Brasil terá, sim, uma versão digital do Real.

A declaração foi feita durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, para celebrar a marca de 100 milhões de Poupanças Digitais abertas pela Caixa Econômica Federal, conforme reportou o R7.

Segundo o ministro, a moeda digital será uma consequência do processo de digitalização do mercado financeiro, cujo Pix, novo sistema instantâneo de pagamentos do Banco Central (BC) faz parte.

Guedes falou sobre a aprovação do Senado Federal para a autonomia do BC, o que ele afirma ser algo “extraordinário, também na dimensão digital”.

“O PIX, Open Banking, as fintechs e a moeda digital. O Brasil terá a moeda digital“, declarou, afirmando que o Brasil “está a frente de muitos países”.

O ministro da economia destacou ainda que o Brasil tem o quarto maior mercado digital do mundo.

Ele não deu detalhes sobre quando ficará pronta a CBDC, como são chamadas as moedas digitais emitidas por bancos centrais.

No entanto, Roberto Campos Neto, presidente do BC, disse no início de setembro que a versão digital do Real deve ser lançada ainda em 2022.

O BC anunciou em agosto a formação de um grupo de trabalho para discutir a criação de uma moeda digital pela autoridade monetária no país.

Campos Neto já visa o Real Digital há algum tempo, e ressaltou que a CBDC será diferente de uma criptomoeda sem garantia nacional, como o Bitcoin, pois “trata-se de uma nova forma de representação da moeda já emitida pela autoridade monetária nacional”.

Segundo o presidente do BC, a versão digital da moeda representa o futuro do sistema financeiro.

Corrida mundial por CBDCs

Enquanto o Brasil planeja a criação de uma CBDC, o Banco Central das Bahamas lançou recentemente sua própria moeda digital.

A China não fica muito atrás, e tem realizado diversos testes com o yuan digital, ao passo que outras nações, como os EUA, correm na mesma direção.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile