Ícone do site Criptonizando

China lançará robô de mineração de asteroides em novembro

china-mineração-asteroide-espaço-espacial-tecnologia-robô

A China está com grandes ambições em 2020. Enquanto o banco central do país corre contra o tempo para emitir a versão digital de sua moeda oficial, o yuan, a empresa Origin Space pretende lançar, em novembro, um robô minerador de asteroides.

Pois é, a ciência está se aproximando das histórias contadas na ficção científica.

A empresa sediada em Pequim pretende lançar o robô NEO-1 em um foguete chinês Long March como uma carga útil secundária.

A pequena nave espacial de 30kg entrará em uma órbita sincronizada com o Sol ao redor da Terra, a 500km de altitude.

A Origin Space, lançada em 2017, surgiu 3 anos após o governo chinês abrir a indústria de mineração espacial no país.

A empresa pretende lançar o robô em meados de novembro, com uma missão introdutória, onde serão testadas tecnologias destinadas à mineração de asteroides.

Segundo Yu Tianhong, cofundador da empresa, “a meta da missão é verificar e demonstrar múltiplas funções como a manobra orbital da nave, simulação de captura de corpo celestial, identificação inteligente da nave e controle”.

Os asteroides podem guardar recursos equivalentes a trilhões de dólares ou até mais, mas existe uma dificuldade imensa em extrair recursos deles.

Com os testes das tecnologias, a nave pode obter grandes avanços, sendo considerada mais uma “prospectora” nesta etapa do que uma mineradora propriamente dita.

Mesmo antes do lançamento do NEO-1, a Origin Space já marcou o lançamento do NEO-2 entre 2021 e 2022. Os objetivos da missão ainda não foram divulgados, mas pode ter relação com a proposta da NASA para a compra de rochas lunares de empresas privadas.

Elon Musk vai ‘inundar’ a Terra com ouro espacial

Enquanto a China dá passos concretos em direção à mineração de asteróides, recentemente os irmãos Cameron e Tyler Winklevoss colocaram todas as fichas em Elon Musk para derrubar o preço do ouro.

Segundo os fundadores da exchange Gemini, o bilionário CEO da Tesla e SpaceX vai minerar enormes quantidades de ouro de asteroides em torno da Terra e acabar com a escassez do metal precioso.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile