Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

'Um dia, todos no mundo usarão a moeda digital da China', diz pioneiro do Bitcoin

'Um dia, todos no mundo usarão a moeda digital da China', diz pioneiro do Bitcoin

chandler-bitcoin-china-moeda-yuan-digital-criptomoedas

Enquanto a China acelera o desenvolvimento da versão digital de sua moeda oficial, o yuan, Chandler Guo, um dos principais pioneiros do Bitcoin (BTC), vê na iniciativa o potencial para que a moeda seja usada por todas as pessoas no mundo. 

Guo começou a minerar BTC numa localidade secreta na China em 2014, quando seu equipamento de mineração era capaz de extrair 30% da produção mundial de Bitcoin. 

O investidor, que hoje é um dos grandes nomes do mercado de criptomoedas, disse em entrevista à BBC News publicada na última sexta-feira (25): 

“O yuan digital vai ser bem-sucedido porque existem vários chineses vivendo no exterior. Atualmente, 39 milhões de chineses vivem fora do seu país de origem”, aponta. 

Segundo ele, se esses chineses tiverem alguma conexão com a China, eles usarão a moeda digital e as operações com a moeda digital devem chegar ao mundo todo. 

“Essas pessoas têm a capacidade de transformar o yuan digital em uma moeda internacional”, declarou. 

Diferente do Bitcoin, o yuan digital, ou Digital Currency Electronic Payment (DCEP) é uma moeda centralizada que será emitida pelo Banco Central (BC) da China, portanto, é classificada como CBDC. 

China sente a pressão 

De acordo com o analista Linghao Bao, a entidade monetária do país está sofrendo muita pressão para acelerar o desenvolvimento da versão digital do yuan. 

O motivo, segundo o analista, é que o governo chinês não quer ver o projeto Libra, do Facebook, se transformar na moeda global. 

Esse cenário é pior para eles do que o sistema financeiro atual, que é controlado pelos Estados Unidos”, afirma. 

A moeda digital da China deve ser lançada ainda em 2020, e já está sendo testada desde o começo do ano em algumas cidades do país. Especialistas apontam que a China pretende tirar a soberania dos EUA. 

Leia também: 3 usinas elétricas no Irã vão minerar Bitcoin

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias