Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O que é EOS?

o que e eos

EOS é uma plataforma Blockchain que permite o desenvolvimento e execução de DApps (aplicações descentralizadas) através de contratos inteligentes, sendo por isso constantemente comparada à Ethereum. De fato, os dois protocolos tem funções e objetivos muito parecidos.

A EOS está buscando desenvolver uma plataforma que seja escalável comercialmente, fácil de usar e acessível tanto para empresas quanto para o usuário comum.

Podemos comparar a plataforma que a EOS quer desenvolver com a “loja de aplicativos” do nosso celular, onde encontramos uma infinidade de opções disponíveis. A diferença é que a plataforma do nosso celular é controlada por uma empresa (Google, Apple…), que não permite e nem possui ferramentas para que aplicações sejam construídas nessa interface por qualquer pessoa.

A proposta da EOS é justamente abrir a possibilidade para qualquer pessoa poder construir suas aplicações – mesmo com pouco conhecimento em desenvolvimento de sistema – através de sua plataforma descentralizada.

 

EOS.IO x Token EOS

Para evitar confusão, vamos esclarecer a diferença entre esses conceitos e como eles se relacionam entre si.

O EOS.IO é o sistema que controla e gerencia a plataforma. Nessa plataforma, desenvolvedores criam e executam os Dapps.

Já o Token EOS é a moeda que os desenvolvedores precisam para que o sistema os permita criar suas aplicações. Entretanto, ao contrário do que acontece em outras plataformas, eles não precisam gastar seus Tokens para desenvolver os DApps, sendo sufieente apenas que eles possuam a moeda.

Ainda existe a possibilidade de que uma pessoa que detenha a moeda, mas não esteja desenvolvendo nenhuma aplicação, alugue a mesma para participantes que a necessitem.

 

O que a EOS trás de novo?

Como já foi dito antes, a EOS compete diretamente com a Ethereum para a hegemonia no mercado dos DApps. A proposta da EOS para tentar ganhar o mercado é focar na escalabilidade e flexibilidade da plataforma, que é um ponto crítico na maioria dos outros protocolos (incluindo a própria Ethereum).

A EOS diz poder suportar milhares de DApps e várias transações simultâneas sem apresentar típicos problemas de baixa de velocidade e indisponibilidade no sistema.

Isso seria possível graças a um mecanismo de execução independente. Nesse sistema, os módulos de trabalho envolvidos na criação e execução de DApps são separados e direcionados a tarefas específicas. Dessa maneira, a plataforma ganharia a eficiência e velocidade necessárias para suportar aplicações em grande escala.

Outro incentivo criado pela EOS foi a isenção das taxas de transação para os usuários. Deixando a plataforma completamente gratuita para eles.

Outro diferencial seria os recursos de usabilidade disponíveis. A plataforma vem com ferramentas muito práticas para criação dos aplicativos, facilitando o trabalho dos desenvolvedores ou de alguém que ainda esteja aprendendo.

É possível minerar EOS?

Assim como Bitcoin e Ethereum, a EOS usa o modelo Proof-of-Work, que é baseado no conceito de recompensa aos mineradores que solucionarem o problema matemático e encontrarem o próximo bloco de transações.

Entretanto, ao contrário dessas moedas, a emissão de EOS está restrita apenas a produtores, não sendo possível minerar a moeda. No total, 21 produtores são  responsáveis por gerar os blocos e recebem uma recompensa por cada bloco encontrado.

Isso acabou por gerar muitas críticas da comunidade de criptomoedas à plataforma, acusando-a de ser excessivamente centralizada.

ICO e distribuição da moeda

eos criptomoeda

A EOS realizou um ICO menos convencional ao efetuar distribuição das moedas ao longo de um período de cerca de um ano, ao contrário do ICO maioria das moedas que costumam durar poucos meses. O objetivo foi manter os preços mais estáveis ao longo do período e minimizar grandes variações de valor que frequentemente ocorrem nessa fase. O total de moedas a serem distribuídas é de 1 bilhão, número que deve ser alcançado em 2028.

Assim, a distribuição da moeda ocorreu da seguinte forma:

  • 200 milhões (20%) de moedas distribuídas no perído de 26/06/2017 à 01/07/2017.
  • 700 milhões (70%) de moedas continuamente distribuídas ao longo de 365 dias.
  • 100 milhões (10%) restantes que serão distribuídas em um período de 10 anos (10 milhões ao ano).

 

Conclusão

A EOS ainda se encontra em uma fase de desenvolvimento e muitas dúvidas ainda persistem quanto ao verdadeiro potencial da plataforma. Entretanto, se ela entregar o que vem prometendo em relação à escalabilidade e praticidade na criação de Dapps, a possibilidade do projeto ter grande aceitação é bastante grande. Por enquanto, qualquer tentativa de prever o futuro da moeda é puro palpite.

Próxima: Como comprar EOS?

Receba as notícias mais importantes no seu email

Receba as notícias mais importantes no seu email

Receba as notícias mais importantes no seu email

Todos os guias