Ícone do site Criptonizando

‘Estamos prontos para a nova era do dinheiro’, diz o maior banco da Alemanha sobre CBDCs

alemanha-moedas-digitais-criptomoedas-deutsche-bank-bitcoin-criptoativos-dinheiro-nova-era

Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters

Deutsche Bank, o maior banco da Alemanha e um dos maiores do mundo, afirma que o futuro chegou e diz que as moedas digitais emitidas por banco centrais (CBDCs) substituirão o dinheiro.

Em um novo relatório de 83 páginas, intitulado “O que devemos fazer para reconstruir”, o banco alemão cita a aceleração da revolução digital mundial como um dos impactos da pandemia do COVID-19, e afirma:

“Depois de séculos de economia monetária, estamos finalmente prontos para entrar na próxima era do dinheiro”.

A instituição bancária alerta que algumas de suas ideias “podem parecer radicais”, mas diz torcer para que elas “inspirem os reguladores enquanto nos reconstruímos deste período trágico e estimulante”.

Retomar controle

O Deustche Bank aponta que os bancos centrais estão “lentamente começando a repensar o modelo de dinheiro do século 17”, mas o processo de desenvolvimento de CBDCs está devagar e os grandes vencedores na tendência digital são companhias de cartão de crédito, como Visa e Mastercard.

Com medo de ficar para trás, o banco alerta:

“Por agora, a prioridade deve ser projetar sistemas de pagamentos digitais. No longo termo, moedas digitais emitidas por bancos centrais substituirão o dinheiro”, diz um trecho do relatório.

EUA e Europa devem acelerar emissão de CBDCs

O banco alemão ressalta que os Estados Unidos e a Europa devem correr para alcançar a China e Suécia, dois países que estão liderando a corrida pelo lançamento de CBDCs, aponta o documento.

“Líderes de economias avançadas devem superar dois desafios principais se quiserem que suas populações adotem uma CBDC”, afirma o Deutsche Bank, citando “taxas de juros baixas e normas culturais relacionadas a privacidade”.

CBDCs como solução – mas para quem?

Sem citar o Bitcoin ou outras criptomoedas, o banco alemão apresenta as moedas digitais de bancos centrais (centralizadas) como a solução para vários problemas de caixa, além de divulgá-las como o próximo passo na evolução do dinheiro.

Enquanto um Nobel de Economia declarou nesse ano que a chegada das CBDCs “será o fim das criptomoedas“, o gerente geral do Banco de Pagamentos Internacionais (BIS), Agustín Carstens afirma que, com elas, “os bancos centrais terão controle absoluto“, possibilidade encarada com aversão pelo mercado de criptoativos.

 


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile