Uma única empresa já possui US$ 11,5 bilhões em Bitcoin (BTC). O valor representa quase 3% do suprimento total da maior criptomoeda do mercado.
Conforme reportou o Decrypt, a maior parte desse dinheiro é de investidores institucionais, que têm sido atraídos pelos produtos da gestora de criptoativos Grayscale Investments.
A empresa americana é regulamentada, e viu um crescimento de aproximadamente 56.000 BTCs em suas participações só na semana passada.
No mês passado, Barry Silbert, CEO do Digital Currency Group, dono da Grayscale, disse que a empresa é o “gestor de ativos de crescimento mais rápido de todos os tempos”.
Só no fundo Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) há um total de US$ 11,1 bilhões em BTC sob gestão da empresa.
O fundo se move junto com o preço do BTC, e gerou retornos de 29% aos investidores no mês passado, e 184% no ano passado. Enquanto isso, o famoso índice S&P dos EUA deu retornos de apenas 12% desde janeiro de 2020.
Um relatório da Grayscale no início deste ano revelou que investidores institucionais são 84% de todos os compradores do GBTC.
O restante são escritórios familiares, contas de aposentadoria e fundos de hedge menores.
A gestora é favorecida pelo medo de investidores institucionais em investir diretamente em criptomoedas, mas que buscam nos criptoativos uma proteção contra a inflação.
Por oferecer um serviço regulamentado na Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA com exposição em Bitcoin sem preocupação com custódia, a Grayscale tem atraído o interesse institucional pela em níveis nunca antes vistos.
Além disso, o fundo Bitcoin Trust negocia com um prêmio de 25% sobre o preço à vista do Bitcoin, abrindo oportunidade para uma negociação de “arbitragem”, aponta a publicação. Dessa forma, o próprio prêmio passa a ser a aposta dos especuladores, o que acaba ajudando a liquidez do GBTC no processo.
Embora o produto faça sucesso atualmente, uma pesquisa publicada no início do ano pela exchange Bybit afirma que os prêmios poderiam diminuir com o surgimento de novos produtos, como o fundo de bitcoin negociado em bolsa Wilshire Phoenix.
Para Raoul Pal, macroinvestidor e CEO da empresa de análise financeira Real Vision, eventualmente um ETF será lançado ” prêmio da Grayscale entrará em colapso”.
No entanto, enquanto isso não acontece, a gestora segue sugando os bitcoins do mercado.