Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Guedes quer perdoar dívidas de igrejas em troca da aprovação da nova CPMF

Guedes quer perdoar dívidas de igrejas em troca da aprovação da nova CPMF

Boatos da saída de Guedes derrubam a Bolsa e Bolsonaro já teria um substituto

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, pretende atrelar a desoneração das igrejas em troca da aprovação da nova CPMF, o imposto sobre transações financeiras. 

O plano de Guedes é colocar os dois temas na PEC do Pacto Federativo, que está sendo trabalhada pelo senador Marcio Bittar, conforme reportagem da Veja

O ministro conseguiria assim, uma compensação pela perda de arrecadação de imposto das igrejas.

As igrejas devem cerca de R$1 bilhão para a Receita Federal. Contudo, o presidente Jair Bolsonaro vetou trecho da Lei aprovada pelo Congresso que continha o perdão das dívidas. 

Após vetar a medida, nas redes sociais o presidente Bolsonaro advogou pela derrubada de seu próprio veto no Congresso.

O presidente afirmou que vai enviar uma proposta de Emenda Constitucional (PEC) para “uma possível solução para estabelecer o alcance adequado para a imunidade das igrejas nas questões tributárias”.

O plano de Guedes é que a PEC seja aprovada antes do prazo de 3 meses, o que tornaria a proposta para alterar o Pacto Federativo a prioridade do governo.

Alguns senadores, contudo, não estão de acordo com Guedes. Pois, se o governo aprovar a nova CPMF antes da reforma tributária, haveria aumento de carga tributária. 

Já para o Ministro da Economia, isso é visto como um trunfo para lidar com a contenção fiscal que o país terá de enfrentar a partir de 2021.

A nova CPMF é a criação de um novo imposto para as transações digitais, inclusive o bitcoin (BTC) e outras criptomoedas. 

O imposto será cobrado nas exchanges de criptomoedas. Guedes também pretende criar um imposto sobre dividendos, pois “não é razoável nem socialmente justo”. 

A reforma tributária proposta pelo ministro pode fazer com que a tributação final sobre o consumo no Brasil seja a maior no mundo

Leia também: Bitcoin vai despencar quando surgir uma vacina eficaz contra COVID-19, diz autor de ‘Pai Rico, Pai Pobre’

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias