No último sábado (26), o PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, foi tema no novo episódio do quadro Debate Descentralizado, do canal brasileiro Dash Dinheiro Digital, no Youtube.
A discussão conduzida pelo repórter e entusiasta das criptomoedas Rodrigo ‘Digital’, visou questionar e esclarecer se o PIX é uma ferramenta revolucionária ou uma cilada que terminará em desastre financeiro.
Para falar sobre o assunto, estiveram presentes:
- Artêmio Picanço, advogado da Advocacia PFB;
- Cassio Gusson, jornalista do portal Cointelegraph Brasil;
- Rodrigo Cremer, um dos fundadores do stablecoin brasileiro RAS.CASH;
- Rocelo Lopes, fundador do grupo Stratum.
Algumas das questões debatidas foram a segurança da rede e os cuidados do Banco Central para evitar fraudes no sistema, assim como o maior controle da entidade monetária nas operações financeiras e as falhas já identificadas no projeto até o momento.
As semelhanças do novo sistema com o WeChat, aplicativo da China, contradições e os objetivos do Banco Central com a implementação do PIX também entraram na discussão.
Confira o debate completo:
No episódio anterior, o Debate Descentralizado questionou se as criptomoedas têm um futuro global, passando pelos desafios e taxas de rede, escalabilidade e manipulação de mercado, assista.
Com o objetivo de trazer personalidades do universo de criptomoedas do Brasil e do mundo para falar da revolução atual, o projeto é uma iniciativa da Dash Dinheiro Digital em conjunto com Rocelo Lopes.
Toda semana, dois vídeos de debates sobre o mercado de criptoativos são publicados no canal, um no sábado e outro no domingo, ambos às 13h. O segundo é apresentado por Sabrina Coin, no quadro Cripto Mulheres.