Economia: Real é a pior moeda do mundo em 2020

Economia: Real digital é a pior moeda do mundo em 2020

Moeda brasileira apresenta desempenho de pior moeda global em 2020, em frente ao dólar americano deixando muitos economistas preocupados com a economia nacional.

Com a questão fiscal aumentando e a tensão entre os investidores aqui no Brasil, o dólar fechou setembro com alta de 2,46%

Além da crise mundial causada pelo novo coronavírus que afeta boa parte das moedas emergentes, o real tem outros fatores que estão pesando em seu desempenho.

Um dos fatores é o risco fiscal, elevado ainda mais esta semana com a decepção do mercado com o programa Renda Cidadã, conforme reportagem do InfoMoney.

O real está aparecendo bem atrás de moedas de países com grandes crises, como a Argentina, em que o dólar teve valorização de 27,25% contra o peso.

O desempenho é de longe o pior, já que contra a segunda pior divisa, a lira turca, o dólar subiu 26,69%.

Reprodução InfoMoney

Outras moedas que veem o dólar registra forte valorização no ano são o rublo da Rússia (25,17%), o rand sul-africano (19,59%) e os pesos mexicanos (16,77%) e colombianos (16,44%).

A crise por conta do coronavírus tem pesado bastante para o desempenho das moedas de emergentes.

Já que em momentos de maior tensão os investidores globais tendem a procurar ativos mais seguros, entre eles o dólar americano.

Em entrevista para a Bloomberg, Sergio Zanini, sócio gestor da Galapagos Capital, destacou que o mercado está “na torcida para que o que foi anunciado nesta semana (o Renda Cidadã) seja revertido em algum momento”.

“O mercado não compra mais esse discurso do Executivo, em que por um lado sempre defende o teto de gastos e a responsabilidade fiscal, mas por outro sempre anuncia planos que vão na contramão”, disse Breno Martins, trader de renda fixa da MAG Investimentos, também para a Bloomberg.

Com esta preocupação crescente nas últimas semanas, o real se consolidou como a moeda com pior desempenho do mundo em 2020 até o momento, com o dólar subindo 39,60% ante a divisa brasileira, segundo dados da Refinitiv.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

PlanB espera que o bitcoin tenha uma alta de 53% ainda em dezembro de 2024
icon dezembro 10, 2024

PlanB espera que o bitcoin tenha uma alta de 53% ainda em dezembro de 2024

Escrito por Sabrina Coin
icon dezembro 10, 2024

Novo chip quântico do Google acende alerta na comunidade cripto

Escrito por Thiago Barboza
icon dezembro 10, 2024

Top 3 projetos de NFTs com maior potencial para 2025

Escrito por Thiago Barboza