Enquanto a China confirma que o Yuan Digital irá quebrar o domínio do dólar, o Banco Central Europeu começa em outubro os testes do euro digital.
Já o Sistema de Reserva Federal dos EUA (Fed) está correndo atrás do prejuízo e trabalhando no dólar digital.
O Banco Central Europeu (BCE) deve começar a experimentar uma versão digital do euro já em 12 de outubro, conforme reportou o Cryptonews.
O objetivo de criar uma moeda digital do banco central (CBDC) é proteger a zona do euro de outras moedas digitais públicas ou privadas.
“O euro pertence aos europeus e nossa missão é ser seu guardião”, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde, citada pela Bloomberg.
Quando o novo relatório sobre o “euro digital” foi divulgado, Christine acrescentou que “nosso papel é garantir a confiança no dinheiro” e que “isso significa garantir que o euro seja adequado para a era digital”.
Recentemente, o BCE anunciou que a Europa está preparada para emitir o Euro Digital. Em novo relatório, a entidade monetária anuncia o início dos testes do CBDC para este mês.
A presidente do BCE, diz que os sistemas de pagamento devem “continuar a acompanhar as necessidades das pessoas que os usam”.
No entanto, um artigo de opinião publicado no blog do membro da Comissão Executiva do Banco, Fabio Panetta, “embora já tenhamos numerário emitido pelo banco central e pagamentos eletrônicos facilitados por bancos comerciais, não temos um digital equivalente a notas de euro”.
Panetta também enfatizou que um euro digital protegeria a zona do euro de outras moedas digitais públicas ou privadas, “emitidas e controladas de fora da zona do euro.
“O que poderia levantar preocupações regulatórias e ameaçar a estabilidade financeira ou mesmo nossa soberania monetária e financeira”.
O popular analista de criptomoedas Hasu, comentou que esta declaração significa que “a guerra monetária global está esquentando e não é mais um segredo.”
Além disso, o funcionário do banco central disse que, embora um euro digital possa estar chegando, o dinheiro físico ainda não está indo a lugar nenhum.