Ícone do site Criptonizando

Banco Central quer substituir lentamente o uso do dinheiro físico no Brasil

Banco Central quer substituir lentamente o uso do dinheiro físico

Na empolgação após o lançamento do PIX, muito afirmaram que seria apenas questão de tempo para o Real Digital.Contudo, o Banco Central do Brasil (BC) diz que dinheiro físico ainda é importante.

O PIX, sistema de pagamentos instantâneos do BC passou a funcionar em 16 de novembro, e muitos diretores e autoridades do banco vieram a público informar que a criação de um CBDC, uma moeda digital emitida pelo BC é uma “questão de tempo”.

Conforme reportou o Cointelegraph, o BC mostrou que não tem pressa para a digitalização total do dinheiro no Brasil.

Segundo João Manuel Pinho de Mello, diretor de organização do sistema financeiro e solução do BC, “nosso objetivo é lentamente, ao longo dos próximos anos, digitalizar os meios de pagamento”.

O diretor ainda destaca que o dinheiro físico é muito usado no país por questões sociais, culturais e econômicas, apesar de reconhecer que a emissão e manutenção de cédulas em circulação custa muito caro para as autoridades financeiras do país.

Principalmente no caso da cédula de R$200, onde o banco imprimiu no mesmo tamanho que a nota de R$20, alegando “falta de tempo”, e correndo o risco de ter que imprimir novamente ou retirar de circulação por falta de acessibilidade.

No entanto, João informou que o PIX chegou a 104 milhões de chaves cadastradas até o dia 7 de dezembro, com 100 milhões delas ligadas a pessoas físicas e os outros 4 milhões relacionados a pessoas jurídicas.

O novo sistema de pagamento digital do governo tem ganhado adesão entre grandes empresas e entidades públicas.

Nesta semana, a Loja Americanas anunciou que deve ser a primeira grande loja do setor de varejo a adotar o PIX em seu e-commerce.

Enquanto a operadora Vivo adotou o PIX para pagamentos de recarga, as lotéricas de todo o país também devem entrar no novo sistema em breve.

Banco do Brasil libera envio de dinheiro pelo Pix usando WhatsApp, saiba como

Clientes do Banco do Brasil agora podem usar o PIX para fazer transações com pagamentos instantâneos via WhatsApp.

Enquanto o sistema de pagamentos instantâneos não é integrado nativamente no WhatsApp, as instituições financeiras cadastradas no Pix podem fazer a ponte entre ambos os serviços.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile